EDUCAÇÃO INCLUSIVA
EM 1990 INICIOU A LUTA A FAVOR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ANO EM QUE O BRASIL ASSUME O DEVER DE TER UM COMPROMISSO DE LUTAR PELO ENSINO INCLUSIVO.
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DEVE REFLETIR MAIS DO QUE O ENSINO DE CONTEÚDOS ACADÊMICOS, DEVE DESENVOLVER O ALUNO COMO UM TODO, CULTIVANDO AS COMPETÊNCIAS, ATITUDES, CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS A INCLUSÃO NA SOCIEDADE.
A CONQUISTA DA INCLUSÃO É UMA GRANDE INFLUÊNCIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E EFETIVO, ESTAS CONQUISTAS VÃO ACONTECENDO DE ACORDO COM AS BARREIRAS VENCIDAS. INFELIZMENTE AINDA AS ESCOLAS ENFRENTA DIFICULDADES EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POIS MUITAS ESCOLAS AINDA NÃO SÃO CAPACITADAS EM RECEBER ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS.
COMO OCORRE A INCLUSÃO NAS ESCOLAS?
PRIMEIRAMENTE A ESCOLA DEVE ESTA ADEQUADA ÀQUELA CRIANÇA,JOVEM OU ADULTO.TENDO PROFISSIONAIS ADEQUADOS E ESPAÇOS DIRECIONADOS AS DETERMINADAS DEFICIÊNCIAS. ESSA ESCOLA DEVE TAMBÉM RESPEITAR OS LIMITES E DESENVOLVER UMA REAL INTEGRAÇÃO SOCIAL NA COMUNIDADE EM QUE VIVEM.
AS ESCOLAS AINDA ENFRENTA DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO TAIS COMO:
- AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INVISÍVEIS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE;
- GRANDE PARTE DOS ALUNOS DEFICIENTES NÃO FREQUENTA ESCOLAS;
- PARTE DOS PROFESSORES NÃO POSSUEM FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA ATENDEREM AOS ALUNOS ;
- A FALTA DE MATERIAL TRADUZIDO EM BRAILLE E EM LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM TEMPO HÁBIL;
- SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS INSUFICIENTES;
- A LEI DE COTAS ESBARRA NA ARGUMENTAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DE QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NÃO SÃO SUFICIENTEMENTE QUALIFICADAS;
- SUBEMPREGOS;
A INCLUSÃO É , POR TANTO UM CONCEITO INTRIGANTE , QUE BUSCA RETIRAR AS BARREIRAS IMPOSTAS PELA EXCLUSÃO EM SEU SENTIDO MAIS GLOBAL.
Como o professor e a escola devem se preparar para fazer a inclusão? ( deixe seu comentário)
Nenhum comentário:
Postar um comentário